14/09/2015

Procrastinação só amanhã. Para hoje a palavra é ação.

tipos de procrastinação
flickr
Procrastinar é adiar a execução de tarefas necessárias sem motivo aparente. Alguns acreditam que os procrastinadores só adiam as tarefas muito difíceis, que lhes causam algum tipo de angústia ou pelas quais têm menos interesse. Quem dera! O sofrimento do procrastinador vai muito além da ansiedade causada pela preocupação excessiva em concluir um determinado trabalho difícil ou chato. 

Há mais de um tipo de procrastinador
perfeccionismo, preguiça ou distração
flickr - Arzu Ozkal
O procrastinador pode ser o perfeccionista que tem medo de fracassar e não possui auto-confiança suficiente para empreender a tarefa e a ansiedade o paralisa. Aí há uma auto-exigência que faz com que a pessoa fique adiando a ação para quando tiver a inspiração necessária, ou a segurança de que não vai falhar, ou ainda pelo momento perfeito para dar o primeiro passo.
Há os que deixam tudo para o último momento, alegando que trabalham melhor sob pressão. Eles acreditam que a adrenalina sentida pelo perigo de falhar os torna mais produtivos.
Existem também aquelas pessoas que, por conta do funcionamento do seu cérebro, têm dificuldade com planejamento, controle de impulsos e atenção. São distraídas e têm reduzida capacidade em se concentrar, resultando em má organização, perda de atenção e consequente aumento da procrastinação.

O mecanismo da procrastinação
dicas para vencer a procrastinação
flickr - Katie Grayot
E aí ele se distrai com o joguinho do computador quando deveria estar preenchendo o relatório, trava o despertador para dormir mais 5 minutinhos e perde a hora para o primeiro dia de academia ou esquece que hoje é quarta-feira e a entrevista de emprego era às 10 da manhã (e já são 2 da tarde). E depois fica se culpando por não ter conseguido cumprir o prazo do trabalho, por ter que exibir aquela barriguinha de barrilzinho na praia durante o próximo verão ou por ter perdido o emprego dos sonhos. Até as atividades prazerosas entram na onda do adiamento: amanhã começo a ler o livro, amanhã vou ver o filme que foi lançado semana passada, amanhã peço aquela garota linda em namoro. E o manhã chega, passa e tudo é deixado para amanhã, de novo...
Esses pensamentos distorcidos surgem na sua cabeça graças a crenças que vieram se formando desde a infância, quando você aprendeu que não agir, evitar a situação e o problema era a melhor forma de lidar com ele. Você usou este comportamento e ele deu certo lá atrás, na sua vida, por isso você continuou repetindo. Só que agora você não é mais aquela criança e esta estratégia pode não estar surtindo o efeito desejado.

Eis algumas dicas que podem ajudar a vencer a procrastinação:
Como vencer esta ansiedade que paralisa, este perfeccionismo, esta falta de organização para realizar tarefas que às vezes, para os demais, parecem simples e corriqueiras? O primeiro passo é não se julgar. Utilize atitudes práticas nas suas atividades diárias.
- Adote uma agenda de atividades diárias (e a siga o máximo possível).
- Planeje seus dias com antecedência.
- Divida as tarefas mais difíceis em etapas menores, que possam ser cumpridas em pouco tempo e avaliadas mais facilmente.
- Hierarquize as tarefas e comece pela mais importante.
- Estabeleça um tempo mínimo diário para trabalhar "naquele" projeto.
- Compartilhe a tarefa com alguém (amigo, família, colega de trabalho, psicólogo).
- Se tiver que fazer, faça agora.

Vencendo a procrastinação
É importante não se deixar esmorecer caso falhe nas primeiras tentativas. Superar a procrastinação sozinho pode não ser tão fácil. O Psicólogo Cognitivo-Comportamental pode ajudar você a fazer uma reestruturação cognitiva, ou seja, substituir aqueles pensamentos disfuncionais por outros que funcionem para você. Que funcionem de forma a que seus pensamentos e comportamentos estejam em harmonia com os seus sentimentos e você consiga vencer o problema da procrastinação.

*As informações contidas nesta publicação não substituem a avaliação de um profissional da área da saúde mental.