18/03/2020

Atendimento Online

O que é Terapia Online

Vivemos em um  mundo cada vez mais informatizado. As pessoas se conhecem, se relacionam, namoram e até se casam ou terminam relacionamentos online. 
As redes sociais estão aí para ficar e os aplicativos de mensagens instantâneas são o nosso principal meio de comunicação. Conheço muita gente que se comunica pelo Whatsapp até mesmo dentro de casa... Afinal o celular está sempre à mão e às vezes é mais fácil digitar do que falar.
Pensando nisso os psicólogos, já a algum tempo, estão prestando seus serviços online. Na Europa e nos Estados Unidos este tipo de serviço já é comum a algum tempo e tem se mostrado tão eficiente quanto o atendimento presencial, na maioria dos casos. 

A quem o atendimento online é destinado
A todos. Todas as pessoas podem ser atendidas online, com exceção apenas dos casos previstos pelo Conselho Federal de Psicologia* (CFP). As pessoas que podem vir a optar pelo atendimento online são:
  • Brasileiros que estejam no exterior que desejem atendimento psicológico de profissional brasileiro;
  • Pessoas que exerçam atividade profissional que exija um deslocamento constante;
  • Indivíduos que quaisquer dificuldades (de natureza física ou psicológica) para se deslocar até o consultório;
  • Quem deseja a comodidade de ser atendido em casa ou no escritório;
  • Pessoas que preferem evitar o estresse do trânsito.
Cuidados durante o atendimento online
Em primeiro lugar o paciente deverá reservar um local que garanta a sua privacidade durante o transcorrer da consulta. Além disso, os cuidados com o equipamento utilizado, seja telefone celular ou computador precisam ser redobrados:
  • Utilize apenas o seu computador pessoal;
  • Reserve um local seguro,para as sessões, longe de olhos e ouvidos indiscretos;
  • Mantenha sempre atualizado seu antivírus;
  • Evite o uso de computadores e redes wi-fi públicos;
E o psicólogo?
Certifique-se de que o psicólogo que o está atendendo esteja cadastrado no Conselho Regional de Psicologia e habilitado a fazer o atendimento online. Caso sim, nós estamos obrigados a trabalhar seguindo o nosso Código de Ética e as Resoluções do CFP, tanto nos atendimentos presenciais quanto à distância. 

Qualquer pergunta ou sugestão, sinta-se à vontade para entrar em contato.

*Resolução CFP 011/2018