Habilidades Sociais, pra quê?
As habilidades sociais serão
utilizadas de acordo com o contexto. Para que tenhamos um bom desempenho
interpessoal precisamos aprender a fazer uma leitura do ambiente social, o que
envolve aspectos como:
- Atenção aos sinais sociais do ambiente (observação e escuta);
- Controle da emoção nas situações de maior complexidade;
- Controle da impulsividade para responder de imediato;
- Análise da relação entre os desempenhos (próprios e dos outros) e as consequências que eles acarretam.
Muitas situações requerem de nós um maior
autocontrole para evitarmos agravar conflitos potenciais, como quando sentimos
raiva, por exemplo. Nem sempre, quando se é contrariado, é desejável sair "chutando o balde" ou xingando em voz alta. Em outros momentos esta expressão de raiva poderá ser
aceitável. Um controle emocional bem desenvolvido é necessário para que ela
seja manifestada adequadamente, de acordo com o contexto.
Habilidades Sociais, o que são
Para fins de estudo as habilidades
sociais foram divididas em sete conjuntos que atuam em complementaridade para
garantir os efeitos que caracterizam a competência social, quais sejam:
- HS de Automonitoria: para conseguirmos atuar com competência social ao utilizar nossas habilidades sociais devemos ter uma boa capacidade de automonitoramento. Isto consistiria em sermos conscientes de nossas emoções, pensamentos e comportamentos, conhecermos nossas potencialidades e pontos vulneráveis, planejarmos metas pertinentes aos nossos recursos e alterarmos nosso desempenho quando for necessário.
- HS de comunicação: Fazer e responder perguntas; pedir e dar feedback; gratificar/elogiar; iniciar, manter e encerrar conversação.
- HS de civilidade: dizer por favor; agradecer; apresentar-se; cumprimentar; despedir-se.
- HS assertivas, direito e cidadania: manifestar opinião, concordar, discordar; fazer e aceitar e recusar pedidos; desculpar-se, admitir falhas; interagir com autoridade; estabelecer relacionamento afetivo e/ou sexual; encerrar relacionamento; expressar raiva/desagrado e pedir mudança de comportamento; interagir com autoridades; lidar com as críticas.
- HS empáticas: parafrasear; refletir sentimentos; expressar apoio.
- HS de Trabalho: coordenar grupo; falar em público; resolver problemas, tomar decisões e mediar conflitos; habilidades sociais educativas.
- HS de expressão de sentimentos positivos: fazer amizade; expressar solidariedade;cultivar o amor.
No nosso dia-a-dia vamos interagir com
as pessoas procurando manter um equilíbrio entre todas essas habilidades e
forma a preservar as relações com as outras pessoas e ao mesmo tempo nutrir e
proteger nosso próprio bem estar. Assim, estaremos sendo habilidosos socialmente.
Referência:
PRETTE, Almir Del; PRETTE, Zilda A. P. Del. Psicologia das
relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo.
Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
*As informações contidas nesta publicação não substituem a avaliação de um profissional da área da saúde mental.