07/10/2015

Competência Social - Aprendendo a viver em grupo

Competência SocialCompetência social é a capacidade de organizarmos nossos pensamentos, sentimentos e ações em função de nossos objetivos e valores de forma a atendermos às demandas do ambiente, sejam elas imediatas ou mediatas.
Os encontros sociais não ocorrem no vazio. Eles ocorrem em determinados contextos e situações e são regidos por normas de uma cultura geral ou do grupo. Somos socialmente competentes quando contribuímos para que, em nossas relações, tanto nós quanto o outro com o qual interagimos, saiamos ganhando.

Por que buscar a competência social

Os objetivos de uma interação social podem ser os mais variados: transmitir ou obter conhecimentos, informações ou compreensão; solicitar mudança de comportamentos, atitudes crenças ou estado emocional do outro; obter produtos desejado; supervisionar atividades, manter uma conversação trivial, por exemplo.
Supor que uma pessoa socialmente competente sempre atinja seus objetivos nas interações com as demais é uma noção equivocada. Pode acontecer que, devido a outros fatores isto não aconteça. Por outro lado, ela pode atingir os objetivos de uma forma que não seja considerada competente, por exemplo, por meio da agressão, o que pode prejudicar a qualidade da relação, a autoestima e o equilíbrio de poder.


Entender e Interpretar RegrasGeralmente a pessoa é inábil socialmente por desconhecer as regras sociais e o papel que deveria interpretar em cada situação que a vida lhe apresenta. Isto pode ocorrer por não ter tido quem o orientasse na infância, pelas diferenças culturais dos diversos ambientes que frequenta ou ainda por falta de habilidade em entender e interpretar essas regras.
As pesquisas demonstram que pessoas socialmente competentes tendem a apresentar relações pessoais e profissionais mais produtivas, satisfatórias e duradouras, além de melhor saúde física e mental e bom funcionamento psicológico.


A Terapia Cognitivo-Comportamental, através do Treinamento em Habilidades Sociais,  pode ajudar a pessoa a rever os seus pensamentos, sentimentos e ações em relação a suas interações sociais, melhorando assim a sua competência social, sua auto-estima e consequentemente sua vida como um todo. Ajudar a pessoa a atuar como gostaria para, enfim, melhorar as suas chances de obter os resultados que gostaria em seus relacionamentos pessoais, sociais ou profissionais.



Referência:
PRETTE, Almir Del; PRETTE, Zilda A. P. Del. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.

*As informações contidas nesta publicação não substituem a avaliação de um profissional da área da saúde mental.