Os encontros sociais não ocorrem no
vazio. Eles ocorrem em determinados contextos e situações e são regidos por
normas de uma cultura geral ou do grupo. Somos socialmente competentes quando
contribuímos para que, em nossas relações, tanto nós quanto o outro com o qual
interagimos, saiamos ganhando.
Por que buscar a competência social
Os objetivos de uma interação social
podem ser os mais variados: transmitir ou obter conhecimentos, informações ou
compreensão; solicitar mudança de comportamentos, atitudes crenças ou estado
emocional do outro; obter produtos desejado; supervisionar atividades, manter
uma conversação trivial, por exemplo.
Supor que uma pessoa socialmente
competente sempre atinja seus objetivos nas interações com as demais é uma
noção equivocada. Pode acontecer que, devido a outros fatores isto não
aconteça. Por outro lado, ela pode atingir os objetivos de uma forma que não seja
considerada competente, por exemplo, por meio da agressão, o que pode
prejudicar a qualidade da relação, a autoestima e o equilíbrio de poder.
Geralmente a pessoa é inábil socialmente por desconhecer as regras sociais e o papel que deveria interpretar em cada situação que a vida lhe apresenta. Isto pode ocorrer por não ter tido quem o orientasse na infância, pelas diferenças culturais dos diversos ambientes que frequenta ou ainda por falta de habilidade em entender e interpretar essas regras.
As pesquisas demonstram que pessoas
socialmente competentes tendem a apresentar relações pessoais e profissionais
mais produtivas, satisfatórias e duradouras, além de melhor saúde física e
mental e bom funcionamento psicológico.
A Terapia Cognitivo-Comportamental, através do Treinamento em Habilidades Sociais, pode ajudar a pessoa a rever os seus pensamentos, sentimentos e ações em relação a suas interações sociais, melhorando assim a sua competência social, sua auto-estima e consequentemente sua vida como um todo. Ajudar a pessoa a atuar como gostaria para, enfim, melhorar as suas chances de obter os resultados que gostaria em seus relacionamentos pessoais, sociais ou profissionais.
Referência:
PRETTE, Almir Del; PRETTE, Zilda A.
P. Del. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho
em grupo. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
*As informações contidas nesta publicação não substituem a avaliação de um profissional da área da saúde mental.
*As informações contidas nesta publicação não substituem a avaliação de um profissional da área da saúde mental.