15/11/2015

Não deixe a ansiedade atrapalhar sua prova

conhecimento sobre a memória para estudar melhor

Para obter boas notas em qualquer prova temos que tirar proveito dos conhecimentos adquiridos pelos estudiosos da memória que dizem que existem 3 fases no funcionamento do processo da memória: fixação, retenção e evocação. Daí:

Participe da aula
Está comprovado, cientificamente, que você guarda melhor na memória aquilo que envolve emoção.  E quando você participa, de uma forma ou de outra, você vai estar se envolvendo emocionalmente. Converse depois com seus amigos sobre os assuntos sobre os quais está estudando. Assim se lembrará mais facilmente do que foi tratado na aula, pois você estará facilitando a fixação do assunto.

Utilize todos os seus sentidos
Ouça com atenção, leia em voz alta. Preste atenção nos gestos do professor ou procure figuras na internet relacionadas ao assunto.A fixação na memória não ocorre apenas de forma auditiva e visual, ela é também cinestésica, ou seja, vai passar pelo ato de escrever, pela sensação que escrever proporciona. Você pode anotar durante a aula ou quando estiver lendo a matéria em um livro. Fica mais fácil evocar o que foi estudado se você gravar o assunto na memória de diversas formas.

Leia e pesquise sobre suas dúvidas
A internet é uma excelente fonte de informação. Procure aprender um pouco mais do que está em seus livros. Atualize-se sobre os assuntos estudados.

Reveja a matéria da aula
A curva da memória começa a declinar após o segundo dia em que o assunto é estudado. Portanto, tente rever o assunto da aula (ou da matéria que você leu) dentro de no máximo 24 horas. Guardar de meia hora a uma hora por dia para rever o que foi estudado no dia anterior é o suficiente. Assim a retenção será melhor.

não deixe a ansiedade atrapalhar sua prova

Procure relaxar na hora da prova
Se você estiver tomado pela ansiedade na hora da prova o mais provável é que lhe dê o famoso "branco". O processamento das informações pelo sistema da memória depende de determinados hormônios e neurotransmissores que circulam em nosso organismo e que, com o stress, sofrem alterações: alguns são liberados em demasia, outros em quantidade menor ou são mal absorvidos.
Portanto, se você quiser fazer uma boa prova, relaxe. Faça um relaxamento, respiração diafragmática, ioga, ore, sei lá! O que estiver ao seu alcance para reduzir seus batimentos cardíacos e manter a homeostase, ou seja, o equilíbrio necessário para seu cérebro funcionar a contento. Assim você conseguirá evocar com mais facilidade o que você se empenhou tanto para aprender...

*As informações contidas nesta publicação não substituem a avaliação de um profissional da área da saúde mental.